Profa Síria Lisandra de Barcelos Ribeiro, dia 18 de janeiro
Os cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados. Os cordados são divididos em três subfilos, principalmente com base nas características da notocorda:
- Cephalochordata
- Urochordata
- Vertebrata.
O que unifica o grupo dos cordados:
- notocorda dorsal: A notocorda dorsal caracteriza os cordados, sendo um bastão flexível longitudinal que funciona como eixo de sustentação inicial onde se fixam os músculos. Alguns representantes mantém a notocorda a vida toda, outros substituem pela coluna vertebral, além de funções de sustentação, a notocorda protege o tubo nervoso impedindo torções.
- tubo nervoso dorsal: Nos peixes e outros vertebrados este tubo se desenvolve na Medula espinhal, é o tronco principal da comunicação do sistema nervoso.
- fendas faringianas: Fendas na faringe. A faringe é a parte da garganta imediatamente atrás da boca. Em peixes as fendas são modificadas para formar a Brânquia. Mas em alguns outros cordados fazem parte de um sistema de alimentação por filtração que extrai partículas de alimento da água em que eles vivem.
- cauda pós-anal: A cauda muscular que se estende para trás logo após o ânus.