O que é mensuração florestal e qual sua importância? Na Ciência Florestal, é o ramo que trata da medição da árvore, tanto do ponto de vista individual, quanto coletivo (povoamento). Seus objetivos (e importância) são: 1) comerciais, para estimar com precisão a retirada de florestas na compra e venda de madeira e outros subprodutos; 2) ordenamento, buscar o rendimento sustentado (com equivalência entre o que se retira e o que se cresce na mesma área) na exploração de produto florestal; 3) pesquisa, determinar com precisão o desenvolvimento de uma floresta usando técnicas especiais e novas técnicas de aplicação específica. 4) projetos de recuperação florestal. É uma disciplina base para se estudar inventário florestal, manejo, estrutura e valoração de florestas, entre outros.
Quais fatores determinam as escolhas de medida? Três fatores determinam a escolha das medidas a serem realizadas nas árvores (Spurr, 1952) 1) Facilidade e velocidade 2) Exatidão com que podem ser feitas 4) Correlação entre as medidas e as características às quais se desejam uma estimativa.
O que é uma medida direta e indireta? A medida direta é aquela que se faz uma determinação da medida diretamente, como por exemplo medindo diâmetros e circunferências dos troncos e galhos, entre outras. A medida indireta, como o próprio nome diz, é uma estimativa da altura e do volume das árvores em pé.
Quais são as categorias dos erros? Erros estatísticos: Resultante de variações aleatórias da medida, devido a fatores não controláveis. Ex: presença de corrente de ar numa medida de massa utilizando balança muito sensível. Erros sistemáticos: Têm causas diversas e influem na medida sempre num mesmo sentido, para mais ou para menos. Ex: a falta de calibração de um instrumento. Erros grosseiros: Enganos que o operador comete durante a medição ou nos cálculos durante a análise dos dados.
Razões para a escolha do DAP? É uma característica que pode ser facilmente avaliada, com confiabilidade, controle de erro e é base para outros cálculos. Em comparação com outras características das árvores, as medidas são mais confiáveis; erros de medição e suas causas são reconhecidos e poder ser limitados a um valor mínimo pela utilização de instrumentos apropriados, pelo uso de métodos de medição adequados e pelos cuidados tomados na medida.
O que é o Postulado de Bitterlich? Consiste em utilizar um aparelho e contar as árvores em um giro de 360o, cujo DAP são iguais ou maiores a um ângulo conhecido e constante.
Quais as vantagens e desvantagens de usar o método de Bitterlich? Vantagens: 1) menor tempo gasto na amostragem; 2) minimização de erros provenientes da demarcação incorreta da parcela; 3) as estimativas podem ser obtidas atráves de aparelhos óticos e também de instrumentos de baixo custo (prima, vara de Bitterlich). Desvantagens: 1) existência de sub-bosque abundante pode aumentar erros de inclusão visual; 2) não fornece variáveis importantes e necessárias aos inventários (aspecto qualitativo do povoamento); 3) fornece apenas a estimativa do número de árvores, da área basal e do volume por ha.