Plantas não apresentavam flores, frutos e sementes.
- Quais as possibilidades de grupos botânicos que poderão ser propostos como possíveis identidades dessas amostras no momento de identificar?
– Algas verdes: Algumas algas verdes podem se assemelhar a plantas terrestres primitivas e não possuem estruturas de reprodução visíveis, como flores, frutos ou sementes.
– Briófitas: Grupo de plantas pequenas avasculares, geralmente encontradas em ambientes úmidos, como musgos e hepáticas, que se reproduzem por esporos.
– Pteridófitas: Grupo de plantas vasculares, que se reproduzem por esporos. - Quais foram os organismos de plantas viventes que evoluíram a partir das algas? Qual a novidade de sobrevivência deste grupo? Como esse grupo está dividido atualmente?
As plantas terrestres evoluíram a partir das algas verdes. A novidade de sobrevivência desse grupo foi a adaptação para a vida em ambientes terrestres, o que inclui a evolução de estruturas para a absorção de água e nutrientes do solo, bem como a reprodução sem depender da água para o transporte de gametas.
Esse grupo está atualmente dividido em várias linhagens, incluindo as:
– briófitas (musgos, hepáticas e antóceros),
– pteridófitas (samambaias e licopódios)
– espermatófitas (plantas com sementes, divididas em gimnospermas e angiospermas). - Nesta mesma coleta de Gil, uma das amostras apresentava pequenas estruturas cilíndricas embaixo das suas folhas. Como são denominadas essas estruturas? Qual são a função delas?
Essas estruturas são chamadas de esporângios. A função dos esporângios é produzir esporos, que são células reprodutivas haploides, através do processo de meiose. - Essas plantas que apresentavam folhas possuíam duas formas diferentes. Qual a função de cada uma dessas duas folhas?
As duas formas de folhas provavelmente se referem aos gametófitos e esporófitos.
O gametófito é a fase haploide do ciclo de vida das plantas, responsável pela produção de gametas (células reprodutivas).
O esporófito é a fase diploide do ciclo de vida das plantas, que se desenvolve a partir do zigoto e é responsável pela produção de esporos. (imagem abaixo) - Qual as duas linhagens viventes das populares plantas conhecidas como pteridóriftas?
Samambaias (divisão Pterophyta) e os licopódios (divisão Lycophyta). - O que são micrófilos e megáfilos? Cite quais grupos apresentam essas estruturas?
Micrófilos: São folhas pequenas, simples, geralmente unisseriadas, encontradas em plantas primitivas como licopódios.
Megáfilos: São folhas maiores, complexas, geralmente multicelulares e com vasos condutores, encontradas em plantas mais evoluídas, como samambaias e plantas com sementes (gimnospermas e angiospermas). - Cite três características importantes em cada, diferencie o gametófito do esporófito nos dois grandes grupos de plantas estudados conhecidas popularmente como briófitas e pteridófitas?
Briófitas:
– Gametófito: Fase dominante, verde e pequena, que produz gametas.
– Esporófito: Fase dependente, geralmente menor e ligada ao gametófito, que produz esporos.
Pteridófitas:
– Gametófito: Geralmente pequeno e independente, produz gametas.
– Esporófito: Fase dominante, maior e independente, que produz esporos.
Imagem referente à pergunta 4