Fênomenos físicos de mudança de estado de agregação da água, em condições naturais. São de grande interesse bioclimátológico, pois afetam a disponibilidade de água em reservatórios superficiais e no perfil do solo em áreas agrícolas ou de vegetação natural.
- condensação
- inflitração
- evaporação:
- transpiração: feno-biológico
- precipitação

Usar fórmula acima nos cálculos de calor latente só da água
quantidade de energia acumulada na forma de calor sensível
A quantidade de CALOR LATENTE tem relação direta com a massa (da água) corpo que sofreu transformação
Q= m.L
Q = quantidade de calor em cal ou J; m= massa (g ou Kg); L = calor latente (cal/g ou J/Kg)
Conceitos e Evapotranspiração
- Evapotranspiração Potencial (Eto)
- Quantidade máxima de água que seria “perdida” para atmosfera se houvesse água suficiente no solo e na cobertura vegetal fosse completa e uniforme.
- Evapotranspiração Real (ETR)
- quantidade total de água efetivamente “perdida” para a atmosfera através da evaporação do solo e da transpiração das plantas.
- Evapotranspiração da Cultura (ETC)
- Relação entre a quantidade de água que a planta precisa para crescer e se desenvolver adequadamente durante um determinado período de tempo e quantidade “perdida” para a atmosfera. A ETC é calculada com base na evapotranspiraçãp pptencial (ET0) da regiãoe na eficiência da cultura em utilizar a água disponível no solo.
- ETc = ETo x KC
- Conceito de evapotranspiração
- quantidade máxima de água que uma cultura em específico poderia evaporar e transpirar em condições ideias de disponibilidade de água, temperatura, umidade e ventos. Pode ser determinada pelo método de TANQUE CLASSE A ou pela equação de Pennam.
- Ver exercícios no pdf pq vao todos cairem na prova