Inventariar: listar, catalogar, descrever, classificar
O inventário florestal é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais (madeireiros e não-madeireiros), através dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies e recursos que a compõe.
Inventário Florestal Completo
- Estimativas de área (por satélite)
- Descrição da topografia
- Mapeamento da propriedade
- Descrição de acessos (estradas, rios, etc)
- Estimativas da quantidade e da qualidade de diferentes recursos florestais
- Estimativas de crescimento (para inventários florestais contínuos)
- Facilidade de transporte dos produtos (madeira, não madeireiros)
- Informações adicionais sobre fauna, recursos hídricos, etc (de acordo com os objetivos)
Inventário Florestal – cobertura de solo – Nacional (IFN)
- Está ocorrendo o nosso agora, pelo SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO
- grade nacional de 20km/20km
- 22 mil pontos em todo território nacional, fizeram um pouco mais de 10 mil pontos, mas na pratica, deixaram a Amazonia por último

- todas as tipologias florestais são consideradas: plantios florestais, áreas agrícolas, pastos e todas as tipologias florestais)
- levantamento socioambiental no raio de 2km do ponto
- estrutura do conglomerado – o ponto no centro, parcelas ao N, S, L, W

- 97% estão fazendo, 60 países nas florestas tropicais
- Importante para gestão dos recursos
- Tem crescido importância pelas agendas de mudanças climáticas, o país precisa conhecer todo o recurso florestal que ele tem
- dos países amazonicos, Brasil, Colômbia, Equador, Colômbia e Suriname já fizeram
Classificação de modelos de inventário
QUANTO AO TIPO:
- Convencional: realizado para a obtenção do estoque de produtos florestais (madeireiros ou não-madeireiros) de uma área florestal
Objetivo: Estoque - Planos de Manejo: realizado com alto grau de detalhamento(estimativas por classe de DAP e por espécies)
Objetivo: Estoque com detalhamento, na área toda, por amostragem - Pré-Corte: realizado antes da exploração (inventário a 100%) com mapeamento das árvores a serem extraídas
Objetivo: Censo, Inventário a 100%, realizado um ou dois anos antes da colheita, na UPA, para planejar a extração - Florestal Contínuo: realizado para verificar mudanças na floresta em determinado período de tempo (aspecto dinâmico)
Objetivo: Acompanhar, em parcelas de acompanhamento de longo tempo, para ver como está a taxa de crescimento, de mortalidade, de novas espécies etc. - De Sobrevivência: realizado após o plantio com o objetivo de verificar o percentual de sobreviência das mudas no campo.
Objetivo: Medir mudas se estabeleceram.
QUANTO AOS OBJETIVOS
- Cunho Tático: são realizados para atender demandas técnicas específicas de uma empresa, de uma propriedade, de uma pesquisa… tais como exploração de plano de manejo, conhecimento da dinâmica, atualização cadastral
Objetivo: Demanda técnica específica - Cunho Estratégico: feito pelo poder pública para instruir os governos de todas as esferas na formulação de política pública de conservação
Objetivo: Política de conservação e uso (para criação de Flonas etc). Análise de impactos ambientais
QUANTO À ABRANGÊNCIA
- Inventário Florestal Nacional: são inventários extensivos que cobrem países inteiros, visando fornecer as bases para definição de políticas florestais e elabora~]ao de planos de desenvolvimento e uso das florestas;
Abrangência: o país inteiro (DE CUNHO ESTRATÉGICO) - Inventário Florestal Regional: são relatórios em grandes áreas, cobrindo regiões fisiográficas, com o objetivo de emabasar planos estratégicos de desenvolvimento regional, programas de colonização, etc
Abrangência: por bioma, ou estado (DE CUNHO ESTRATÉGICO) - Inventário Florestal de áres restritas: os mais comuns realizados pelas empresas florestais, visam determinar o potencial florestal para utilização imediata (planos de manejo)
Abrangência: local (área restrita) feito por empresa para saber estoque para uso (DE CUNHO TÁTICO)
QUANTO À COLETA DE DADOS
- Enumeração total ou censo: todos os indivíduos da população são observados e medidos, obtendo-se os valores reais (parâmetros da população). Tem maior custo e demandam bastante tempo. Seu uso principal é para o planejamento da extração de madeira.
- Amostragem: constituem a grande maioria dos inventários florestais. São usados para grandes e pequenas populações, gerante resultados no menor espaço de tempo e pelo menor custo. Tem a precisão desejada, porém sempre está associado a um erro de amostragem.
QUANTO À POPULAÇÃO NO TEMPO
- Temporário: faz uma vez, retrato estático daquela floresta naquele tempo.
- Contínuo: são caracterizados por várias abordagens da população no tempo, isto é, o inventário é repetido periodicamente. As unidades amostrais são permanentes e fixadas de maneira a permitir sua localização e identificação a cada nova ocasião do inventário.
QUANTO AO DETALHAMENTO DOS RESULTADOS:
- Inventários exploratórios: para avaliar a cobertura florestal e caracterizar os tipos florestais. Utiliza como base maps combinados com fotografias aéreas (dronoes) e com imagens satélite.
A coleta de campo é reduzida.
Os resultados são generalizados (subsídios para a definição de áreas que deve ser inventariadas mais intensivamente (CUNHO ESTRATÉGICO). - Inventários de reconhecimento: nível estadual ou regional. Objetivos: caracterizar tipos florestais, determinas a composição de espécies, determinar estimativas de volume sem precisão, definir áreas de preservação e unidades de manejo – exemplo projeto Radam-Brasil (CUNHO ESTRATÉGICO)
- Inventários detalhados: são os mais comuns e realizados em áreas menores, com maior detalhamento das informações e controle de precisão. Os principais objetivos são determinar a composição florística, estimativas de números de árvores, área basa e volume por espécies, por qualidade de tronco, por classe diamétrica, etc (CUNHO TÁTICO).
EXERCÍCIO
Classifique os inventários:
a) Para planos de manejo (empresa)
TIPO: Plano de Manejo;
OBJETIVO: Cunho Tático;
ABRANGÊNCIA: área restrita,
COLETA DE DADOS: amostragem;
ABORDAGEM NO TEMPO: temporário;
DETALHAMENTO: detalhado;
b) Para uma instituição de pesquisa com o objetivo de saber a estrutura e a dinâmica de uma floresta
TIPO: Contínuo
OBJETIVO: Cunho Tático;
ABRANGÊNCIA: área restrita,
COLETA DE DADOS: amostragem e censo a depender do tamanho da área;
ABORDAGEM NO TEMPO: contínuo;
DETALHAMENTO: detalhado;
c) Para o Estado do Pará para definir áreas de proteção e zoneamento
TIPO: Convencional
OBJETIVO: Cunho Estratégico;
ABRANGÊNCIA: regional,
COLETA DE DADOS: amostragem;
ABORDAGEM NO TEMPO: temporário;
DETALHAMENTO: de reconhecimento;
d) Para uma empresa com objetivo de orientar a extração de madeira em uma área de produção
anual
TIPO: Pré-Corte (censo)
OBJETIVO: Cunho Tático;
ABRANGÊNCIA: área restrita,
COLETA DE DADOS: censo;
ABORDAGEM NO TEMPO: temporário;
DETALHAMENTO: detalhado;