Professora Juliana Oliveira E-Mail: julianameoli@yahoo.com.br
Definição
A definição mais antiga é a da Ergonomics Society, da Inglaterra (www.ergonomics.org.uk):
- É o estudo do relacionamento entre o homem, seu trabalho, equipamento, ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas que surgem desse relacionamento.
No Brasil, a Associação Brasileira de Ernomia (www.abergo.org.br( adota a seguinte definição:
- É o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objsetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada, o bem-estar, a segurança e a performance humana.
Palavras-chave:
#conforto; #qualidade; #segurança; #custos; #produtividade
Ergonomia física: características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica relacionados com a atividade física.
- postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de postos de trabalho, segurança e saúde do trabalhador.
Ergonomia cognitiva: ocupa-se dos processos mentais como a percepção, memória, raciocínio e respostas motoras, relacionados com as interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema.
- incluem a carga mental, tomada de decis~~oes, interação homem-computador, estresse e treinamento.
Ergonomia organizacional: ocupa-se da otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais.
- organização do trabalho, do projeto.
História da ergonomia
Precursores: pos revolucao industrial, pós-taylorismo, na Europa em 1900 surgem pesquisas sobre fisiologia do trabalho,I GM, pós-projeto Espacial Norte Americano (como fazer xixi, comer em gravidade zero?)
>>> O TRABALHO TEM QUE SE ADAPTAR <<<